terça-feira, 7 de novembro de 2017

Menino de engenho em versos de cordel

"Menino de engenho em versos de cordel" é um folheto do poeta Janduhi Dantas, lançado no mês de maio de 2017. Trata-se de uma adaptação do romance "Menino de engenho", do ilustre escritor paraibano José Lins do Rego, para a literatura de cordel.


menino de engenho em versos de cordel

O cordel é de publicação independente e foi impresso pela Gráfica Martins. É composto por 772 estrofes, totalizando 4.624 versos, distribuídos em 76 páginas. Aborda a comovente história de Carlinhos, que, ainda criança, presencia o assassinato de sua mãe pelo seu pai. Praticamente órfão, vai morar em um engenho com o seu avô materno, e a partir daí vamos conhecer a trajetória de Carlinhos no lugar pelo qual se encantou. 

Além da fascinante história contada em versos de cordel, outro atrativo são as ilustrações em xilogravura, que embelezam as páginas deste folheto. São 40 xilogravuras, além da capa e da contra-capa, idealizadas por Silas Silva da Paraíba. Veja alguns exemplos:










Quer ver uma síntese do cordel? Clique no vídeo abaixo e assista à animação.


Se você ficou interessado em adquirir o livro-cordel, você pode procurá-lo em alguns pontos de vendas em várias cidades, geralmente em bancas de revistas, feiras populares ou até mesmo em livrarias. Caso você não o encontre na sua cidade, você pode entrar em contato com o cordelista Janduhi Dantas, pelo e-mail jdantasn@yahoo.com.br .

Boa leitura!


Leia também aqui neste blog outros cordéis de Janduhi Dantas: O aluno inteligente e os colegas ignorantes e A mulher que vendeu o marido por R$ 1,99.







2 comentários: